Nós, brasileiros e brasileiras vivendo nos Estados Unidos, repudiamos veementemente a provável indicação do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente em exercício, Jair Bolsonaro, para o cargo de Embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Nos preocupa enormemente o fato de Eduardo Bolsonaro ser filho do presidente em exercício. Lembramos que o nepotismo é proibido em nossa Constituição Federal de 1988 (Súmula Vinculante nº 13). Um embaixador não deve se limitar a representar o poder executivo federal mas a gama de interesses de Estado e da sociedade brasileira. Eduardo Bolsonaro não está preparado para representar o Brasil nos Estados Unidos. Vemos em suas declarações amplamente divulgadas pela mídia nacional e internacional que ele tem uma parca compreensão dos Estados Unidos e da sociedade norte-americana. A proximidade de Eduardo Bolsonaro com a atual Presidência dos Estados Unidos, além disso, coloca em risco a defesa dos interesses do Brasil junto aos representantes legislativos, estados, empresas, universidades e demais organizações. Diante da imprevisibilidade das eleições presidenciais em 2020, a sua nomeação poderá prejudicar de forma gravíssima as relações de Estado entre Brasil e os Estados Unidos.

Nos preocupa também que o deputado não tenha formação compatível com o cargo indicado. O histórico dos últimos embaixadores brasileiros nos EUA demonstra que os representantes anteriores possuíam uma longa trajetória em cargos similares e vasta formação que lhes preparou de forma efetiva para desempenhar o cargo de embaixador. A chefia da embaixada brasileira nos Estados Unidos da América é crucial para a defesa dos interesses políticos, econômicos e de segurança do Brasil assim como para a sua diáspora em solo norte americano.

A população brasileira vivendo em solo norte-americano é de aproximadamente 1.410.000, segundo os dados do Ministério das Relações Exteriores. Somos uma comunidade diversa, trabalhadora e detentora de direitos no Brasil e nos Estados Unidos. Desejamos um Embaixador que nos represente, defenda a segurança e os interesses da nossa comunidade. A ocupação desse posto estratégico por um político notoriamente engajado com o grupo da extrema direita global, coordenado por Steve Bannon, constitui uma ameaça séria à comunidade brasileira em território norte-americano. Seu apoio ao discurso de ódio contra migrantes promovido pelo grupo político do qual faz parte e sua consonância com o Governo Trump poderá abrirá portas para colaborações indevidas com a Embaixada e os consulados brasileiros no país. A rede de consulados tem historicamente atendido à população de forma exemplar, fornecendo acesso à direitos adquiridos por cidadãos brasileiros, não importando onde vivem e sob qual status jurídico se encontram.

Assim sendo, exortamos a Comissão de Relações Exteriores do Senado a não aprovar, caso a proposta do presidente vá adiante, essa indicação descabida e perigosa para os interesses do Brasil e para a garantia de direitos da comunidade que vive nos EUA. E se for a plenário, conclamamos os senadores e senadoras a rejeitar a indicação de Eduardo Bolsonaro para um posto tão estratégico para o lugar do Brasil no mundo.

Assinam essa nota os seguintes grupos e coletivos:

Brasileiros Contra o Golpe em LA – Los Angeles
Brasileiros no Exterior Pró PT 2018
Brazilian Women’s Group
Brazilians for Democracy and Social Justice – Washington, DC
Coletivo Marielle Franco – San Diego
Coletivo Por Um Brasil Democrático – Los Angeles (CPBD-LA)
Columbia University Working Group for Democracy in Brazil
Defend Democracy in Brazil Committee – Nova York
Free Lula Committee USA
Grupo Re-Existir, Santa Cruz
Historians for Peace and Democracy (H-Pad)
Mulheres da Resistência no Exterior
Oklahoman Committee for Democracy in Brazil
Penn State Committee for Democracy in Brazil
Princeton Committee for Democracy in Brazil
Rede Defend Democracy – Brasil
Res-ATX – Austin, Texas
Resist Brasil – Boston
The Lantern – Austin, Texas
UChicago in Solidarity with Brazil
UCI – Orange County Brazilianists
US Network for Democracy in Brazil
US Network for Democracy in Brazil at Harvard
Western Massachusetts Committee for Democracy in Brazil

Se solidarizam:

Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa
Coletivo Brasil-Montreal
Collectif Alerte France Brésil
Hamburgo pela Democracia no Brasil
Libérez Lula – Comité de Solidarité à Lula et pour la Démocratie au Brésil
Rede Democrática Brasil – Canadá
Rede Solidariedade Brasil – Montreal

Leave a Reply

Your email address will not be published.